Livro de Visitas E-mail Incluir em Favoritos
 
  Geografia
  População
  Cultura
  Política
  Economia
  Infra-estrutura
  História
  Símbolos Pátrios

Pesquisa personalizada

 
 
 
Mi Buenos Aires Querido| Argentina | População

Composição

A população da Argentina foi estimada em 36,1 milhões de habitantes em 2001. Deles, 50% se concentram na província de Buenos Aires e na Capital Federal. A quase totalidade da população (97%) é de raça branca, com uma importante participação da imigração européia no começo do século XX (principalmente espanhóis e italianos) e de países limítrofes e orientais nas últimas décadas.

Idioma
O idioma oficial é o espanhol (ou castellano, como os argentinos preferem chamá-lo). Em Buenos Aires, adota formas do lunfardo, gíria do âmbito portenho. Algumas línguas indígenas também são faladas no interior do país, como o araucano, o guarani ou o quíchua.

Religião
Há ampla liberdade de culto e a grande maioria da população (92%) segue a religião Católica. Protestantes 2%, Judeus 2%, outras 4%.

Nível de Vida

Tradicionalmente, a Argentina é indicada como um dos países latino-americanos com melhor nível de vida. No entanto, devido à prolongada crise econômica, política e social que assolou o país recentemente, os indicadores sociais sofreram um notável deterioro. A tradicional classe média argentina é hoje uma franja mais reduzida da população, dado o aumento no número de novos pobres.

Apesar da triste conjuntura, a Argentina continua podendo ostentar um bom sistema educativo (a educação primária, por exemplo, é gratuita e obrigatória para crianças entre 6 e 14 anos), uma baixa taxa de analfabetismo, entre outros indicadores favoráveis.

Principais indicadores sociais:

Esperança de vida ao nascer: 75 anos (homens 72, mulheres 79) (2001)

Taxa de fertilidade: 2.44 filhos por mulher (2001)

Mortalidade Infantil: 17,75 por mil nascidos vivos (2001)

Taxa de analfabetismo: 3.7% (2000)
(definição: pessoas com 15 anos ou mais que não sabem ler e escrever)

Universidades públicas:  37 (1999)

Universidades particulares:  49 (1999)


buenos aires | argentina | imagens | tango | personagens | curiosidades | livro de visitas
. 1999-2011 - www.mibuenosairesquerido.com - Todos os direitos reservados
Anuncie em Mi Buenos Aires Querido