Mi Buenos Aires Querido

Centro de Buenos Aires

[metaslider id=178]
A Avenida de Mayo é uma via histórica que conecta as sedes do poder executivo e do poder legislativo da Argentina. Por sua vez, na área de Retiro é onde fica a principal estação de trem de Buenos Aires, cenário do vai-e-vem diário de milhares de trabalhadores. A poucas quadras dali, o Obelisco surge sobre a mítica Avenida Corrientes como ponto de referência indiscutível, completando assim a mais autêntica paisagem urbana da capital.

Hotéis no Centro de Buenos Aires

Clique no banner abaixo para pesquisar e reservar um hotel ou apartamento no Centro de Buenos Aires, filtrando por preço, tipo de alojamento, avaliação dos hóspedes, entre outros!

Encontre aqui seu hotel ideal no Centro de Buenos Aires

Por que escolher um hotel no Centro de Buenos Aires?

  • É no Centro de Buenos Aires onde estão localizados os principais pontos turísticos da cidade, começando pelo próprio Obelisco.
  • A oferta hoteleira é muito ampla, com opções para todos os bolsos.
  • Também é uma região tradicional para quem viaja a trabalho, já que a grande maioria das empresas tem seus escritórios em áreas como Retiro e Microcentro.
  • Fica próximo tanto de Palermo e da Recoleta quanto dos bairros turísticos do sul da cidade, San Telmo e La Boca.
  • A Plaza de Mayo reúne atrações históricas como a Casa Rosada e o Cabildo, enquanto a Avenida de Mayo preserva joias como o Café Tortoni e o Palácio Barolo.
  • A arte se faz presente no magnífico Teatro Colón e nos emblemáticos teatros e livrarias da Avenida Corrientes.
  • Na hora de ir às compras, as famosas Calle Florida e Galerías Pacífico são os locais mais procurados por turistas.
  • Ótima conexão com o resto da cidade via metrô, trens, ônibus e táxis.

Pontos turísticos do Centro de Buenos Aires

Confira abaixo 3 roteiros com mapas indicando as principais atrações turísticas e outros pontos de interesse para visitar no Centro de Buenos Aires!

Roteiro 1 – Avenida de Mayo

[mapsmarker layer=”1″]
Plaza de Mayo
(Av. Rivadavia 400)
É o símbolo das manifestações históricas do povo argentino. Ao seu redor estão a Casa Rosada e a Catedral Metropolitana. Ao norte da praça fica a “city” portenha, área movimentada que marca o centro financeiro de Buenos Aires.

Casa Rosada
(Balcarce 50)
É a sede da Presidência da República, cuja emblemática sacada testemunhou grandes pronunciamentos da história argentina. As visitas guiadas são gratuitas e acontecem nos finais de semana e feriados das 10h às 18h, sendo necessário reservar previamente no site da Casa Rosada. Além disso, nos antigos túneis subterrâneos do prédio funciona o Museo Casa Rosada, que propõe um interessante passeio pela história do país. O museu fica aberto de quinta a domingo e feriados das 10h às 18h.

Catedral Metropolitana
(Av. Rivadavia e San Martín)
O padrão arquitetônico adotado é o de uma igreja simples sem torres e com 12 colunas representando os apóstolos. Do lado direito da catedral se encontra um importante mausoléu com os restos do herói libertador da Argentina, o General San Martín.

Cabildo
(Hipólito Yrigoyen e Av. de Mayo)
Apesar das sucessivas reformas, este edifício ainda respira história pois foi o epicentro da Revolução de 25 de maio de 1810, primeira data da independência argentina. O Museo del Cabildo está aberto de 10h30 a 17h, todos os dias exceto segundas e quintas, oferecendo visitas guiadas em diferentes horários.

Manzana de las Luces
(Perú 272)
É um conjunto de construções relacionadas com a história e a cultura portenhas, onde se escondem a igreja mais antiga da cidade e túneis da época colonial. Oferecem visitas guiadas diariamente a partir das 15h.

Avenida de Mayo
É interessante observar a variedade de cúpulas e fachadas de todos os estilos desta enigmática avenida, que parte da Plaza de Mayo e desemboca no majestuoso palácio do Congreso de la Nación.

Café Tortoni
(Av. de Mayo 825)
O Tortoni é o café mais antigo de Buenos Aires, um verdadeiro clássico que merece uma visita. Oferece shows de tango e jazz, além de um menu inspirado em pratos e sobremesas típicas da Argentina.

Palacio Barolo
(Av. de Mayo 1370)
Um chamativo prédio que data de 1923, totalmente inspirado na Divina Comédia de Dante Alighieri. Entra-se pelo inferno, passando por andares do purgatório e chegando pouco a pouco ao céu. Na cúpula há um farol com uma vista gloriosa de Buenos Aires. Apesar de que no prédio funcionam normalmente vários escritórios, oferecem visitas guiadas turísticas.

Plaza del Congreso
(Av. Rivadavia 1700)
A Plaza del Congreso é um amplo espaço verde em frente ao imponente palácio do Congreso Nacional. Possui diversos monumentos, com destaque para uma variante original da famosa escultura “O Pensador”, elaborada pelo próprio Rodin.

Congreso Nacional
(Avenida Entre Ríos 50)
O Palácio do Congresso foi projetado no começo do século XX em comemoração ao primeiro centenário da Revolução de Maio. É possível visitar de forma gratuita a biblioteca do prédio, bem como as Câmaras de Deputados e de Senadores.


Roteiro 2 – Retiro

[mapsmarker layer=”2″]
Plaza San Martín
Uma das maiores e mais belas praças de Buenos Aires. Com seus desníveis e suas árvores frondosas, é ideal para fazer uma pausa e ao mesmo tempo observar o corre-corre dos executivos que trabalham nos prédios antigos e modernos de Retiro. Nos dias de verão, muita gente aproveita para tomar sol ou almoçar na grama.

Torre Monumental (antiga Torre de los Ingleses)
Em frente à estação de trem Retiro fica localizada esta emblemática torre de tijolos vermelhos, que foi doada à Argentina por residentes britânicos em comemoração ao centenário da Revolução de Maio de 1810.

Monumento a los caídos en Malvinas
Em contraposição à torre, do outro lado da praça foi construído um monumento em homenagem aos soldados argentinos mortos na guerra contra a Inglaterra pelas Ilhas Malvinas (1982). Toda sexta às 18h acontece a troca da guarda entre as diferentes forças militares.

Edificio Kavanagh
(Florida 1065)
Ao ser inaugurado em 1936, o Kavanagh era o arranha-céu mais alto da América Latina e a maior estrutura de concreto armado do mundo.

Calle Florida
A famosa Calle Florida é a rua de pedestres por excelência de Buenos Aires, muito transitada nos dias de semana e sempre cheia de turistas. A rua se estende da Plaza San Martín até as imediações da Plaza de Mayo e se especializa em artigos de couro.

Galerías Pacífico
(Florida e Av. Córdoba)
O shopping Galerías Pacífico é o mais clássico local de compras em Buenos Aires. Funciona em um belo edifício centenário cujas paredes centrais e cúpulas exibem interessantes pinturas. As lojas incluem marcas argentinas de primeiro nível, além das principais grifes internacionais presentes na cidade.

Santa Catalina
(San Martin 705)
A igreja Santa Catalina foi fundada em 1745 como o primeiro mosteiro de freiras de clausura da cidade. Atualemente, o complexo colonial é considerado um Monumento Histórico Nacional e oferece visitas guiadas tanto à igreja como ao mosteiro. Também vale a pena descansar ou fazer um almoço em seu agradável pátio arborizado, que contrasta com a agitação do centro de Buenos Aires.


Roteiro 3 – Avenida Corrientes

[mapsmarker layer=”3″]
Obelisco (Plaza de la República)
O Obelisco, no cruzamento da Avenida 9 de Julio com a Avenida Corrientes, representa o principal emblema de Buenos Aires. Inaugurado em 1936, o monumento recorda a primeira fundação da cidade e o lugar onde foi içada a bandeira argentina pela primeira vez.

Teatro Colón
(Cerrito 628)
É um grande orgulho para Buenos Aires possuir a maior sala de ópera da América Latina e a primeira em qualidade acústica do planeta, características que forma mantidas após uma completa reforma finalizada em 2010. A oferta de espetáculos inclui óperas, balés e concertos, sendo também possível realizar uma visita guiada para conhecer o teatro por dentro. O nome é em homenagem ao navegante italiano Cristóvão Colombo (Cristóbal Colón, em espanhol).

Plaza Lavalle
Este grande pulmão verde fica logo atrás do Teatro Colón e marca a região de Tribunales, sede do imponente Palacio de Justicia (Corte Suprema) e de outros tribunais menores. Convivem harmoniosamente na praça diferentes estátuas e monumentos, uma galeria de imagens e sons do Teatro Colón, uma área para cachorros sob a sombra de um centenário ficus, além da feira de livros usados mais antiga da cidade.

Templo de Libertad (Museu Judeu)
(Libertad 785)
O templo da rua Libertad foi a primeira sinagoga de Buenos Aires e funciona como sede da Congregação Israelita da República Argentina. Pode ser visitado como parte da visita ao Museo Judío de terça a sexta das 11h às 17h.

Avenida Corrientes
Além do magnífico Colón, há cerca de outros 60 teatros em Buenos Aires. Boa parte deles tem endereço na Avenida Corrientes, uma espécie de Broadway portenha. As peças vão textos populares e comédias até adaptações de grandes musicais internacionais. Outra característica da avenida são suas livrarias, incluindo sebos com livros super baratos.

Centro Cultural Kirchner (ex Correo Central)
(Sarmiento 151)
O CCK foi inaugurado em 2015 depois de uma longa e ambiciosa reforma do suntuoso palácio do Correo Central. Desde então, se tornou o maior centro cultural da América Latina e o terceiro maior do mundo, com capacidade para 5.000 pessoas. Além de assistir espetáculos diversos de excelente qualidade, é possível realizar visitas guiadas nos sábados, domingos e feriados às 14h ou às 15h30 reservando previamente no site do CCK. Todas as atividades são grátis!

Paseo La Plaza
(Av. Corrientes 1660)
Um complexo teatral muito recomendável a qualquer hora do dia ou da noite, já que além das salas de espetáculos possui lojinhas, restaurantes e bares em seu interior.

Once
Para fazer compras populares e econômicas, o trecho da Avenida Corrientes que vai de Callao até Pueyrredón tem várias lojas de roupas, calçados e acessórios com venda no varejo e no atacado a preços imbatíveis.

Abasto Shopping
(Av. Corrientes 3200)
O Abasto ocupa um imponente prédio onde antigamente funcionava o mercado central da cidade. Além da grande variedade de lojas, tem praça da alimentação, 12 salas de cinema Hoyts, além de duas atrações para crianças muito procuradas: a cidade infantil Museo de los Niños e o parque de diversões Neverland. Fora do shopping existe uma estátua em homenagem a Carlos Gardel, o mais ilustre morador destas redondezas.


Vídeos do Centro de Buenos Aires

Cortesia Epic Argentina


Compartilhe!

[jpshare]


Dúvidas?

Digite uma palavra-chave abaixo para conferir se uma pergunta similar já foi feita no nosso Fórum, ou então preencha os campos para fazer uma nova pergunta!

[dwqa-submit-question-form]